Metodologia: Oficinas de Tecnologia de Gestão
(Publicação inicial: RODRIGUES, M.V. Reflexões e considerações sobre a gestão das organizações públicas brasileiras. In: Política Democrática Um novo horizonte para o país. Revista de Politica e Cultura, Ano XVI, nº 46, novembro 2016). As Oficinas de Tecnologia de Gestão - OTG’s é um método de intervenção organizacional, com formação dos Multiplicadores Internos, e com eficaz transferência de tecnologia de gestão e organizacional, destinado a organizações de diversos tamanhos, e dos diferentes setores de atividades públicas ou privadas.
Os serviços realizados com base nas OTG’s tomam como suporte conceitual, toda a sequência lógica, de evolução do conhecimento organizacional e gerencial. Para sistematizar e agrupar os processos será utilizada a Metodologia GEIQ - Gestão Estratégica e Integrada de Processos para a Qualidade.
Assim, as OTG’s com o suporte conceitual e direcionador da Metodologia GEIQ considera ainda os princípios da sustentabilidade e autonomia organizacional com a identificação de suas reais necessidades operacionais e de conhecimento, o que será contemplado pela relação dos Consultores com os Multiplicadores Internos, e pela plena transferência de tecnologia de gestão a organização, para a implantação das soluções e mudanças continuadas.
O foco prioritário para a solução do problema da organização deve ser trabalhado dentro do seu próprio contexto organizacional, pelos Consultores juntamente com seus Multiplicadores Internos, com todas as suas variáveis, elementos, aspectos culturais e limitações. O que aumenta a probabilidade de sucesso ao fazer com que a mudança proposta se integre a todas as etapas e segmento da vida organizacional e alinhadas a cultura da mesma.
Assim com as OTG’s não se pretende enviar Consultores a organização para executarem uma tarefa, com base em modelos já predefinidos, como tem sido uma tradição e prática. E sim, esses deverão atuar como especialistas junto aos Multiplicadores Internos da organização, desenvolvendo um conjunto de atividades para entender e diagnosticar o problema e encontrar a melhor alternativa de solução.
FIGURA 1 – Modelos de Intervenção Organizacional
Isso será feito através da construção de um ambiente de aprendizagem próprio, constituído de reuniões, parte destas realizadas no local do trabalho onde a tarefa é executada, e parte em sala de reuniões.
Neste ambiente de aprendizagem e inovação existe uma troca de conhecimentos teórico e prático, possibilitando aos Consultores se familiarizarem com as práticas e o dia-a-dia da organização, e aos Multiplicadores Internos uma oportunidade única para obterem novos conhecimentos, alinhados com as melhores práticas de gestão, apresentadas pelos Consultores. E ainda, todos participarão de um espaço de reflexão e debates, com liberdade e criatividade, sobre questões importantes relativas à organização.
Com as OTG's, a organização, através de seus Multiplicadores Internos, com a orientação dos Consultores, deve identificar e entender o problema, participar ativamente da elaboração do diagnóstico e buscar uma solução inovadora, e também, de sua efetiva implantação. Ou seja, nesta metodologia a ação de formação não é fundamentada em um modelo passivo de treinamento ou Consultoria, mas sim, emprega uma metodologia de educação participativa, “aprendendo fazendo”, com grande troca de experiências, na qual os conceitos são aplicados de forma prática pelos Multiplicadores Internos, que são motivados, preparados e assessorados para agir em questões da própria organização.
Ao final desta intervenção, Multiplicadores Internos devem apresentar um conhecimento estruturado e crítico sobre o tema e, principalmente, desenvolver a capacidade de efetivamente aplicar as técnicas e mudanças para a otimização dos processos críticos da organização nas áreas trabalhadas, passando a constituir a base para um futuro grupo de assessoria ou Consultoria organizacional interna de gestão, visado assessorar a direção de forma continuada e eficaz.
É esse método de intervenção organizacional é hoje um dos mais eficazes e de menor custo. Seu desenvolvimento é dinâmico e pode ser entendido não só como uma metodologia, mas principalmente como um norte para uma nova postura nas relações de intervenções e análise das organizações.
A OTG é dividida em quatro etapas; a primeira Análise Situacional; a segunda Buscando e Definindo a Solução e Capacitando os Multiplicadores Internos; a terceira Apresentando a Solução e Plano de Ação; e a quarta Acompanhamento da Implantação do Plano de Ação.
FIGURA 2: Etapa da Oficina de Tecnologia de Gestão - OTG